Aula de Canto Coral

 

A construção do domínio técnico específico da área de regência coral é decorrente do conhecimento e da habilidade musical que o indivíduo adquire e desenvolve por meio de suas experiências. Contudo, a formação musical do regente de coro deve envolver os domínios técnico e musical, propiciando uma formação profissional ampla, atendendo às demandas dos diversos setores da sociedade, como universidades, empresas, escolas e outras instituições, que buscam profissionais capacitados para desenvolverem um trabalho de qualidade em seus coros.

2007 - Coral EMU

Atualmente, nota-se que as habilidades do regente frente ao coro vão além de seus conhecimentos sobre regência coral, pois ele é também “um educador musical,e serve de exemplo para seus coralistas que o percebem neste papel” (HERR, 1998, p.56).Além disso, “o papel que o regente tem na condução de seu grupo musical envolve capacidade de liderar o grupo e motivar cada um de seus componentes, levando-os a uma vivência musical proveitosa do ponto de vista pessoal e comunitário” (FUCCI-AMATO; AMATO NETO, 2007, p.5).

_______________________

FUCCI-AMATO, Rita de Cássia; AMATO NETO, João. Regência Coral: organização e administração do trabalho em corais. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais São Paulo, 2007.
HERR, Martha. Considerações para a classificação da voz do coralista. In: FERREIRA, Léslie Piccolotto et al. Voz profissional: o profissional da voz. Carapicuíba: Pró-fono, 1998. p. 51-56.

Leave Your Reply