Nasceu!!!

Muitas expectativas surgem nos pais nesse momento: quando vai sentar, engatinhar, andar, e… Quando vai começar a falar?

Os primeiros sons são ouvidos ainda no ventre materno, por volta dos seis meses de gestação, quando o ouvido do bebê já começa a funcionar, porém o contato direto com a fala ocorre somente quando a criança nasce.

Ao nascer, a criança não entende o que lhe é dito. Somente aos poucos começa a atribuir um sentido ao que escuta. Nesse período a comunicação se dá pelo olhar, pelo choro, pelo sorriso, pela emissão de sons aleatórios.

Entre os 3 e os 6 meses o bebê começa a balbuciar na tentativa de comunicação verbal e aproximadamente aos 9 meses ele emite as primeiras palavras.

Nessa fase, a musicalização infantil pode contribuir para o desenvolvimento da fala da criança. Nas aulas, são utilizadas canções que falam o nome de cada criança e cada um tem sua vez, assim a criança aprende a perceber o outro e ao mesmo tempo demonstra muita atenção quando todos cantam o seu nome na roda. São trabalhadas algumas canções que exploram diferentes estímulos, como por exemplo, as canções gestuais e com movimento corporal. Desta forma, o bebê vai aprendendo a relação do gesto e da fala, ampliando seu vocabulário e expressividade.

Musicalização de bebês

Com 1 ano a criança já é capaz de falar as primeiras palavrinhas e com 1 ano e meio já consegue falar aproximadamente 50 palavras. As atividades lúdicas realizadas nas aulas de musicalização para bebês favorecem a ampliação do vocabulário e a criança já consegue cantar várias músicas, imitando o professor e o adulto acompanhante.

Nas aulas de musicalização infantil, especialmente com bebês, o canto é a ferramenta principal que favorece o desenvolvimento da fala, pois quando a criança ouve ou canta uma música, ela vai armazenando palavras ao seu domínio, enriquecido com brinquedos com efeito visual e instrumentos musicais, que atraem ainda mais a atenção dos pequeninos.

etapas-desenvolvimento-da-fala