Música com bebês

A musicalização infantil é um trabalho de formação musical  da criança de forma dinâmica e lúdica. Os conteúdos musicais são apresentados por meio de brincadeiras, jogos, canções, prática vocal e instrumental, ou seja, a criança aprende música fazendo música.  

TW1

A metodologia utilizada em uma aula de musicalização integra as modalidades apreciação, composição e execução, baseando-se no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick (1979). Proporcionar aos alunos o contato com essas atividades é de extrema importância no processo de aprendizagem musical, pois essas atividades “promovem a exploração expressiva e criativa dos elementos musicais” (FRANÇA, 2009, p. 23) e também porque

enquanto compõe, o indivíduo desenvolve seu pensamento abstrato, cria mundos imaginários, estruturando os sons conforme sua intenção expressiva e suas decisões criativas. Porque, ao ouvir música, ele é levado a sintonizar-se com aquelas combinações sonoras, imitando-as internamente. Porque, quando realiza uma performance musical vocal ou instrumental, coloca em ação um conjunto de habilidades sensoriais, físicas e intelectuais (FRANÇA, 2009, p. 27).

Ainda segundo a autora, “integrar essas modalidades na educação musical significa equilibrar tendências imitativas e imaginativas, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno” (FRANÇA, 2009, p. 29).

___________________________

FRANÇA, Cecília Cavalieri. Sozinha eu não canto, não danço, não toco. Música na Educação Básica, v. 1, n. 1. Porto Alegre, ABEM, p.23-35, 2009.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

Leave Your Reply